Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começaram a se reunir por volta de 8h na Praça da Liberdade, na região Centro Sul de Belo Horizonte, neste domingo (7).
Com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, o protesto marcado com lideranças da direita na capital mineira pedem o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre do Mores, relator da ação que corre na Corte contra o ex-presidente e outros sete réus do chamado “núcleo crucial” da suposta tentativa de golpe após a derrota de Bolsonaro nas urnas em 2022.
Na Praça da Liberdade, um trio elétrico já está posicionado para a fala de lideranças políticas, aliados de Bolsonaro. Entre os nomes confirmados estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL) e Eros Biondini (PL), além dos deputados estaduais Bruno Engler (PL), Cleitinho Azevedo (Republicanos), e de Chiara Biondini (PL).
Ainda devem comparecer os vereadores Pablo Almeida (PL), cria política de Nikolas Ferreira e ex-assessor do deputado federal, e Irlan Melo (Republicanos).
A pastora Daniela Linhares, vice-presidente da Igreja Batista Getsêmani, também participa do evento, aproximando a manifestação da população evangélica, que também compareceu no último ato organizado pela direita em Belo Horizonte.
Os atos de 7 de Setembro em Belo Horizonte se inserem em um contexto de mobilizações nacionais convocadas por lideranças da direita em várias capitais brasileiras. Manifestações são esperadas na avenida Paulista, em São Paulo, e, convocadas por Silas Malafaia, em Copacabana, no Rio de Janeiro.