Ouvindo...

‘Espetinho do Donald Trump’: manifestantes fazem homenagem ao presidente dos EUA em ato de BH

Manifestação da direita em BH tem homenagem a Trump e ironias ao ministro Alexandre de Moraes

Espetinho do Trump: manifestantes da direita fazem homenagem ao presidente dos EUA

Durante o ato de aliados e apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), na manhã deste domingo (7) em Belo Horizonte, comerciantes ofertaram o “Espetinho do Donald Trump”, com churrasco no espeto para os manifestantes.

Na barraquinha, a descrição diz “sabor de Magnitsky”, em referenciando a lei aplicada contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Veja mais: Michelle Bolsonaro: ‘Por perseguição e injustiça, meu marido não pode falar neste 7 de Setembro’

A legislação, aplicada pela Casa Branca, foi aprovada pelo governo de Barack Obama em 2012, com o objetivo de sancionar economicamente acusados de graves violações contra os direitos humanos ou corrupção.

O Departamento do Tesouro dos EUA acusa o ministro do Supremo de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses, como, por exemplo, o X, antigo Twitter.

Protesto em BH

Na capital mineira, manifestantes se reúnem na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, para pedir anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, após a posse do presidente Lula (PT) e a derrota de Bolsonaro nas urnas.

Com faixas pedindo o impeachment de Moraes, os protestantes também pedem liberdade para o ex-presidente, que está em prisão domiciliar após descumprir medidas cautelares, e elogios ao governo dos EUA e a taxação de 50% a produtos brasileiros.

Leia também

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.