Ouvindo...

Desfiles e manifestações políticas marcam o dia da Independência no interior de Minas

Movimentos de direita pedem anistia e miram críticas em Lula e Alexandre de Moraes; esquerda pede o fim da escala de 6 por 1

Desfile de Independência, em Ipatinga

O feriado da Independência foi movimentado nas principais cidades do interior de Minas neste domingo (7). Desfiles oficiais aconteceram em cidades como Ipatinga e Juiz de Fora e manifestações de direita e esquerda foram registradas em munícipios importantes. Em Montes Claros, teve confusão entre militantes.

Em Ipatinga, no Vale do Aço, forças de segurança, escolas e instituições desfilaram no Parque Ipanema com música e participação de autoridades. Movimentos de direita se reuniram no canteiro central da BR-381, no bairro Horto e pediram a saída de Lula e Alexandre de Moraes.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, manifestantes de direita pediram anistia aos envolvidos nas ações do 8 de janeiro, em Brasília e do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Na Avenida Sanitária, uma das principais da cidade, foi registrado um princípio de confusão entre militantes de esquerda e de direita.

Feriado de Independência, em Montes Claros, é marcado por pedidos de anistia

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, grupos de direita pediram a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro e também miraram em pedidos de anistia e em críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). A esquerda criticou o congresso nacional, o presidente americano, Donald Trump e pediu o fim da escala de trabalho 6 por 1.

Manifestantes pedem anistia em Juiz de Fora durante feriado da Independência

Manifestantes pedem fim da escala 6 por 1, em Juiz de Fora, durante feriado da Independência

Em Varginha, no Sul do estado, a mobilização foi tranquila e não houve registro de confusão. As demandas dos manifestantes também focaram nos pedidos de anistia, de saída do presidente Lula e em críticas a Moraes e outros ministros do STF.

Manifestantes se reúnem em Varginha, no Sul de Minas, durante feriado da Independência

Em Ouro Preto, o tradicional desfile de Independência aconteceu na praça Tiradentes, no centro. Na cidade histórica, não houve mobilização de grupos políticos.

Leia também

Jornalista, formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital, na mesma instituição. Doze anos na Record Minas, como produtor, editor e editor-chefe de telejornais e coberturas especiais. Atualmente é coordenador de jornalismo digital da Itatiaia