Manifestação na Avenida Paulista leva 13,7 mil pessoas às ruas contra a Dosimetria

Dados são do Monitor do Debate Político e da ONG More in Common, que fez o cálculo a partir de fotos aéreas analisadas com um software de inteligência artificial

Ato foi realizado neste domingo (14) na Avenida Paulista

A manifestação contra a PL da Dosimetria, realizada neste domingo (14), na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 13,7 mil pessoas, segundo dados do Monitor do Debate Político e da ONG More in Common. O cálculo foi feito a partir de fotos aéreas analisadas com um software de inteligência artificial.

O ato em São Paulo foi marcado por críticas aos presidentes do Legislativo, o deputado Hugo Motta (Republicanos) e o senador Davi Alcolumbre (União). Os manifestantes levaram bandeiras do Brasil, com o objetivo de retirar a “exclusividade da direita” no uso das cores nacionais.

Segundo os organizadores, os projetos de anistia e dosimetria em tramitação no Congresso Nacional buscam promover a impunidade. O projeto da Dosimetria, aprovado na Câmara dos Deputados por 291 votos a 148, prevê a redução de penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A manifestação reuniu artistas e personalidades políticas. “Essa é uma resposta do povo brasileiro e dos movimentos sociais contra a aprovação de um projeto de anistia vergonhoso, que chamaram de dosimetria, que tira golpistas da cadeia e alivia penas para golpistas. O Brasil não aceita isso”, afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL).

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) também esteve no ato. “É um recado claro de que a Câmara tem sido nefasta e tem legislado para interesses próprios. De que o povo brasileiro não quer anistia, dosimetria ou marco temporal. O povo brasileiro quer o fim da escala 6x1 e a taxação das grandes fortunas”, afirmou.

Os manifestantes se concentraram próximo ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). O ato foi organizado por apoiadores de partidos de esquerda, entidades sindicais e movimentos sociais e estudantis.

PL da Dosimetria

O projeto da Dosimetria, aprovado na Câmara dos Deputados por 291 votos a 148 votos, prevê a redução de penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado, como o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O texto determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas. Após aprovação na Câmara, o PL será analisado pelo Senado nesta semana.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...