O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou nesta terça-feira (26) que a guerra na Ucrânia está próxima do fim, mas disse que falta “coragem” ao líder russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Volodymyr Zelensky, de anunciar o encerramento do conflito.
“Eu acho que tanto o presidente Putin quanto o presidente Zelensky já sabem o limite de onde vai essa guerra. A Europa já sabe o limite, o [presidente dos Estados Unidos, Donald] Trump já sabe o limite. Então, acho que estão apenas aguardando o momento que eles tenham coragem de anunciar o fim dessa guerra”, declarou o petista durante a abertura da segunda reunião ministerial do ano, no Palácio do Planalto.
Segundo Lula, a maior preocupação dos líderes internacionais é sobre quem ficará “com a dívida da guerra” no Leste Europeu.
“Alguém vai ter que tentar ajudar a recuperar a Ucrânia, alguém vai ter que tentar se rearmar outra vez. A União Europeia aprovou 800 bilhões de euros de rearmamento de todos os países, quando a gente estaria precisando de dinheiro para acabar com a fome ou para, quem sabe, manter as florestas em pé, já que a gente vai ter a COP 30 em Belém”, comparou.
Nas últimas semanas, Lula
Oriente Médio
Lula voltou ainda a classificar a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza como um “genocídio” e defendeu um fortalecimento das instituições de governança global, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), para encerrar a disputa.