O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, criticou nesta quarta-feira (3) a articulação em curso na Casa pela votação de um projeto que concede
“O partido e deputado que se associarem a esse projeto de anistia, para livrar a cara do Bolsonaro, está patrocinando um golpe parlamentar, na democracia e nas instituições. É um violento ataque ao Supremo Tribunal Federal que realiza um julgamento histórico. Nós vamos à luta política para derrotar esse projeto de anistia”, declarou o petista a jornalistas na saída da Corte, onde acompanhou o segundo dia de julgamento da trama golpista.
Partidos do Centrão, como PP, União Brasil, Republicanos e PSD, têm se mobilizado nos últimos dias para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar um projeto que conceda anistia a Bolsonaro logo após o julgamento no STF.
A articulação é liderada pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), cotado para disputar à Presidência em 2026 com o apoio dessas legendas. Uma eventual aprovação da proposta também pode ajudar o chefe do Executivo paulista a receber a “benção” de Bolsonaro, que resiste a indicar um nome da direita ao Planalto que não seja de sua família.