Ouvindo...

Lindbergh diz que deputados patrocinam ‘golpe’ ao discutir anistia a Bolsonaro

Líder do PT na Câmara afirmou que pressão por perdão ao ex-presidente é um ‘violento ataque’ ao Supremo Tribunal Federal

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, criticou nesta quarta-feira (3) a articulação em curso na Casa pela votação de um projeto que concede anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, trata-se de um “golpe” promovido pelos parlamentares em meio ao julgamento do ex-governante no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

“O partido e deputado que se associarem a esse projeto de anistia, para livrar a cara do Bolsonaro, está patrocinando um golpe parlamentar, na democracia e nas instituições. É um violento ataque ao Supremo Tribunal Federal que realiza um julgamento histórico. Nós vamos à luta política para derrotar esse projeto de anistia”, declarou o petista a jornalistas na saída da Corte, onde acompanhou o segundo dia de julgamento da trama golpista.

Leia também

Partidos do Centrão, como PP, União Brasil, Republicanos e PSD, têm se mobilizado nos últimos dias para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar um projeto que conceda anistia a Bolsonaro logo após o julgamento no STF.

A articulação é liderada pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), cotado para disputar à Presidência em 2026 com o apoio dessas legendas. Uma eventual aprovação da proposta também pode ajudar o chefe do Executivo paulista a receber a “benção” de Bolsonaro, que resiste a indicar um nome da direita ao Planalto que não seja de sua família.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.