O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira (2) que a proposta de anistia conta hoje com maioria consolidada na Câmara dos Deputados e deve superar 300 votos quando for pautada. Segundo ele, apenas seis partidos, PSD, Progressistas, União Brasil, Republicanos, Novo e PL, já somam 292 parlamentares favoráveis ao tema.
O parlamentar destacou que, além dessas legendas, há apoios dentro de siglas como MDB, Podemos, PSDB e Cidadania, o que, na avaliação dele, garante folga na votação. “A gente avalia que essa votação vai passar de 300 votos com toda certeza”, declarou.
Sóstenes rebateu críticas da base governista, que questiona a anistia antes de eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ele, a medida deve se aplicar a todos os casos transitados em julgado, inclusive ao ex-presidente.
Segundo o deputado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comunicou ao Colégio de Líderes que o ambiente político está favorável à apreciação do tema, mas não cravou uma data. “A gente espera que seja o quanto antes, porque tem muita gente inocente pagando uma pena que não merece”, disse Cavalcante.