Ouvindo...

Advogado cita sogra durante julgamento de Bolsonaro e provoca risadas no STF

Cena curiosa aconteceu durante a sustentação oral da defesa do ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira; Alexandre de Moraes e Flávio Dino entraram na brincadeira

Andrew Fernandes Farias advogado do ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira

O advogado Andrew Fernandes Farias, que defende o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, protagonizou um momento inusitado nesta quarta-feira (3) durante sua sustentação oral no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Enquanto argumentava, Andrew decidiu citar uma frase de sua sogra, o que levou os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes a brincarem com a situação.

Confira o diálogo:

  • Advogado: “Outra questão é que, na contestação pública, e aqui eu lembro minha sogra, ela sempre diz: que, às vezes, as palavras são como um punhal, como uma arma, elas machucam. E por que lembrei da minha sogra?”
  • Fávio Dino: “Eu também estou curioso.”
  • Alexandre de Moraes: “A sua sogra fala isso... ou as palavras dela são o punhal?”
  • Advogado (rindo): “Não, de forma alguma. Tenho um amor profundo por ela.”
  • Flávio Dino: “O seu antecessor citou Dreyfus, depois Gonçalves Dias... e agora você cita sua sogra. Estou curioso.”
Leia também

A cena arrancou risadas de quem acompanhava a sessão no plenário da Primeira Turma. No final da fala, o celular de Andrew chegou a tocar, e Dino não perdeu a oportunidade de fazer nova piada: “Não esquece de atender o celular, deve ser a sua sogra.”

Defesa de Nogueira

Durante a sustentação, o advogado defendeu que Nogueira atuou para impedir qualquer movimento golpista por parte de Bolsonaro.

“O general Paulo Sérgio atuou para demover o presidente de caminhar por qualquer medida de exceção. A inocência do general é manifesta, segundo a delação e o depoimento da principal testemunha de acusação”, afirmou Andrew.

De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Nogueira teria apresentado uma minuta de teor golpista a chefes das Forças Armadas em uma reunião realizada em dezembro de 2022.

O ex-ministro foi o único dos oito réus a comparecer presencialmente ao primeiro dia de julgamento, na terça-feira (2). Já nesta quarta-feira, ele não esteve presente, alegando dores no ombro.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.