Ouvindo...

Jornais internacionais repercutem a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

A determinação assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes foi divulgada nesta segunda-feira (4)

Jornais internacionais repercutiram a determinação de prisão domicialiar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assinada nesta segunda-feira (4).

O decreto feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a prisão do ex-presidente após o descumprimento de restrições previamente estabelecidas

Jornais como os britânicos, The Guardian e BBC, e os norte-americanos The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal repercurtiram a notícia.

O The Guardian destacou que Bolsonaro é acusado “de descumprir ‘medidas preventivas’ impostas em meio a preocupações de evitar punição por suposta tentativa de golpe”.

“De acordo com a decisão de segunda-feira do ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro violou a proibição de uso de redes sociais imposta no mês passado”, destacou o jornal.

A BBC que o presidente de extrema-direita “seja colocado em prisão domiciliar”, “julgado por acusações de que planejou um golpe”.

Leia também

O jornal destacou também as tarifas impostas por Trump ao Brasil.

“O presidente Donald Trump usou o julgamento de Bolsonaro, que ele chama de “caça às bruxas”, como justificativa para impor tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros, apesar dos EUA terem um superávit comercial com o Brasil”, pontuou.

BBC Repercute Bolsonaro

O New York Times também reforçou a relação do ex-presidente com as tarifas de 50% de Trump:

“O ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo caso motivou em parte as tarifas impostas pelo presidente Trump ao Brasil, foi colocado em prisão domiciliar enquanto aguarda julgamento”, destacou.

Segundo o jornal, Trump ameaçou impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, “em parte para pressionar as autoridades brasileiras a encerrar o que ele chamou de “caça às bruxas” contra o sr. Bolsonaro”.

Trump ainda não se pronunciam sobre a prisão de Jair Bolsonaro.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo