A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) enviou um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por uma avaliação médica especializada.
O intuito da Seape é verificar se o quadro clínico dele é compatível com a estrutura médica e nutricional disponível no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
“Considerando a proximidade do julgamento dos recursos da Ação Penal nº 2668, o que leva à possibilidade de um ou mais réus serem recolhidos ao Sistema Penitenciário do Distrito Federal, solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada”, afirma o documento enviado ao STF.
“Papuda” é o nome popular do Complexo Penitenciário da Papuda, o principal sistema prisional do Distrito Federal, localizado em Brasília. O local é composto por diversas unidades prisionais
O pedido aconteceu na segunda-feira (3), no início da semana do
A
Após a análise desse primeiro recurso, as defesas ainda poderão apresentar um segundo pedido, também sujeito à avaliação dos ministros. A expectativa, no entanto, é de que ambos sejam negados.
Somente após a decisão sobre o segundo recurso será declarado o trânsito em julgado do processo — momento em que a condenação se torna definitiva e as penas poderão começar a ser cumpridas.
A Seape justifica a solicitação também pelo histórico de cirurgias abdominais recentes de Bolsonaro. Segundo a pasta, os exames são necessários para garantir que, caso ele tenha de cumprir a pena na Papuda, receba todos os cuidados médicos adequados.