Ouvindo...

Governador Jerônimo Rodrigues afirma que terras raras podem mudar realidade da Bahia

O petista fez a declaração durante o Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, em Salvador

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou em entrevista à Itatiaia que as terras raras podem mudar a realidade do estado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou em entrevista à Itatiaia que as terras raras podem mudar a realidade do estado. A entrevista foi concedida a reportagem nesta segunda-feira (27) durante o Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2025, em Salvador. O evento é considerado o maior do setor de mineração na América Latina.

“As terras raras podem mudar a realidade da Bahia. Nós vamos investir bastante para que a mensagem da transição energética e do Governo Federal possa ter base na Bahia”, disse o governador. As terras raras são um grupo de 17 minerais encontrados em vários lugares do mundo, sendo a maior parte na China e no Brasil.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o território brasileiro tem a segunda maior reserva de terras raras do mundo, o que representa 25% do território existente. As terras raras formam um grupo de 17 elementos químicos essenciais para o funcionamento de diversos produtos modernos — de smartphones e televisores a câmeras digitais e LEDs.

Em meio ao impasse das tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil, o governo brasileiro foi informado de que os Estados Unidos querem acesso a esses minerais.

Mineração

Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues também destacou a importância da mineração para o estado. “A Bahia é o terceiro estado na produção de mineração. Temos que estar preparados para ter um ambiente produtivo, com investimentos”, disse.

Rodrigues afirmou que tem investido na formação de profissionais com o objetivo de potencializar o setor. “Temos feito esforço para investimento na área de formação profissional. Mas também é importante ter garantia jurídica para que os empresários possam investir na Bahia”, concluiu.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.