Ouvindo...

Estratégia: isolado de Valdemar, Bolsonaro acelera contato com outras lideranças do PL

Ex-presidente pediu para antecipar visita de Rogério Marinho

Senador Rogério Marinho (PL) e ex-presidente Jair Bolsonaro

Prestes a ter o processo finalizado e proibido de se encontrar com o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, Jair Bolsonaro, acelera o contato com outras lideranças do Partido Liberal. Nesta segunda-feira (27), o ex-presidente pediu a antecipação da visita do senador Rogério Marinho (PL), ex-ministro da gestão anterio e líder da oposição no Senado. O encontro estava marcado para o dia 31 e Bolsonaro pediu autorização para que a visita seja na quarta-feira (29).

Termina também nesta segunda-feira (27) o prazo para a defesa de Bolsonaro apresentar os recursos ao julgamento por tentativa de golpe, com isso o fim do processo está cada vez mais próximo. Quando houver o trânsito em julgado, Bolsonaro terá o regime de prisão definido e, muito provavelmente, as visitas serão cortadas.

A definição das estratégias e a eleição para Senado são quase tão importantes para Bolsonaro quanto o pleito presidencial. O ex-presidente espera fazer uma base ampla no Senado para tentar reduzir os poderes do STF, alavancando pedidos de impeachment contra ministros e alterando a legislação. Na semana passada, Bolsonaro recebeu o deputado estadual mineiro Caporezzo (PL) e o deputado federal Maurício do Vôlei (PL), ambos cotados para o Senado em Minas.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.