Amigas e amigos do Agro!
Os exportadores de produtos agrícolas vão aguardar as próximas reuniões entre negociadores dos governos dos Estados Unidos e Brasil, a partir de agora, em Washington.
Donald Trump, entre vários acordos, está acertando com o Japão a exportação de mais soja, sendo que hoje os americanos já fornecem 70% da soja consumida pelos japoneses.
Nesse quesito não há grande preocupação para o produtor brasileiro, porque seria uma cota em torno de 3 milhões e meio de toneladas. Hoje, somente a China compra mais de 100 milhões de toneladas da soja brasileira.
O que não se sabe ainda é o que foi oficialmente tratado entre Estados Unidos e China, depois de 2 dias de negociação na Malásia.
O governo americano informa que os chineses voltarão em breve a comprar soja dos Estados Unidos em bom volume, envolvendo o acordo entre os dois países na questão de terras raras.
Esse anúncio será feito na próxima quinta-feira (30) pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping, afirmou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, que mandou um recado para os produtores de soja: “Eles ficarão satisfeitos com o acordo já nessa safra e por vários anos à frente”.
Até quinta-feira, o produtor de soja brasileiro vai vivendo momentos de expectativa, quanto ao acordo entre americanos e chineses na negociação da soja.
A carne bovina tem novidade no mercado, já que Donald Trump autorizou quadruplicar a exportação da Argentina com tarifas reduzidas.
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.