O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
No entanto, Lula decidiu fazer o anúncio em um evento internacional para o qual os olhos do mundo estão voltados neste momento, já que pode ser palco de uma reunião entre ele e o presidente Donald Trump.
Lula está na Indonésia, para o encontro da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN). Durante o evento, ele e Donald Trump devem se reunir para tratar do tarifaço imposto ao Brasil.
Ao fazer o anúncio na Ásia, a candidatura de Lula ganha repercussão global um dia após Jair Bolsonaro (PL) ter tido o acórdão do julgamento por tentativa de golpe publicado. A finalização do julgamento, dificulta as articulações do Partido Liberal para as eleições, já que se for determinado o regime fechado, o ex-presidente ficará isolado de Valdemar da Costa Neto, presidente da legenda, que, também ontem, voltou a ser investigado por tentativa de abolição violenta do estado democrático.
Lula resolveu dar a largada na campanha, não apenas fora do Brasil, mas, justamente, no momento de maior fragilidade política de seu principal adversário.