Os jornalistas mineiros Alberto Lage (marqueteiro e especialista em política) e Iracema Rezende (psicóloga e pesquisadora de opinião pública) lançam, nesta quarta-feira (22), na livraria da Vila, no Shipping Iguatemi, em Brasília, o livro “Cabeça de candidato”, trazendo bastidores de campanhas eleitorais no Brasil. A publicação já foi lançada em Belo Horizonte, no último dia 4, e tem programação para várias capitais brasileiras.
Há um ano das eleições, o interesse pelo assunto aumenta. Durante o pleito, é comum os eleitores observarem os candidatos e se perguntarem, “mas o que se passa na cabeça dessa pessoa?”. A obra conta casos reais e histórias inéditas exemplificam o caos de uma corrida eleitoral e os erros e acertos que podem ser cruciais para uma vitória ou podem enterrar a carreira política de um candidato.
O que os postulantes pensam, como as famílias influenciam, quais são as principais dificuldades da equipe de marketing com os clientes? Alberto e Iracema contam casos que “se não fossem trágicos seriam cômicos”. As histórias vão desde o político que quebrou uma mesa - revoltado com o resultado de uma pesquisa - até um candidato da Amazônia (que deveria ser um símbolo de defesa do meio ambiente), que cria uma anta (um animal silvestre), como se fosse um animal doméstico.