O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, divulgou nota nesta quinta-feira (23) para pedir desculpas ao presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e aos demais parlamentares que integram a comissão. A manifestação ocorre após entrevista concedida à Rádio Itatiaia,
“O ministro da Previdência diz que estamos fazendo show de pirotecnia. Isso é um desrespeito absurdo com o Parlamento. Aqui, a gente está buscando a verdade”, declarou Viana.
Na nota, o ministro esclareceu que a crítica se referia a uma pequena minoria, e não à comissão como um todo.
“Apresento minhas desculpas ao presidente da CPMI, senador Carlos Viana, estendendo o pedido a todos os parlamentares que realizam um trabalho sério de investigação”, afirmou.
Wolney destacou ainda seu respeito ao Parlamento e disse que o Ministério da Previdência é “parceiro das investigações”. Segundo ele, o governo Lula tem atuado para identificar e punir os responsáveis por fraudes contra o INSS.
“Fui a primeira autoridade do governo a se manifestar publicamente pela realização da CPMI, que contribui para resolver este crime que indigna a todos os brasileiros”, acrescentou o ministro.
A nota foi divulgada durante a sessão em que a CPMI do INSS ouve depoimentos de investigados pela Operação Sem Desconto, que apura um esquema de desvios e cobranças indevidas em benefícios previdenciários.
Leia a nota na íntegra:
“Na manhã desta quinta-feira (23), em entrevista à emissora de rádio Itatiaia, de Minas Gerais, afirmei que alguns membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as irregularidades contra o INSS estão fazendo “pirotecnia”. Quero deixar claro que quando usei este termo, referia-me a uma pequena minoria, e não à CPMI como um todo.
Assim, apresento minhas desculpas ao presidente da CPMI, senador Carlos Viana (PODEMOS-MG), estendendo o pedido a todos os parlamentares que realizam um trabalho sério de investigação. Ressalto que sou egresso do Legislativo, onde construí toda minha carreira política, e por isso mesmo devoto inestimável respeito às Casas e seus membros.
Reitero que o Ministério da Previdência Social e este ministro são parceiros das investigações. O governo do Presidente Lula conseguiu solucionar um problema que atravessou diversos governos, ao investigar e punir os culpados, bem como identificar e ressarcir os aposentados e pensionistas.
Fui a primeira autoridade do governo a se manifestar publicamente pela realização da CPMI, que contribui para resolver este crime que indigna a todos os brasileiros.”
Wolney Queiroz
Ministro da Previdência Social