Ouvindo...

INSS: Viana rebate ministro e diz que chamar CPMI de ‘pirotecnia’ é ‘desrespeito absurdo

Senador afirma que comissão já revelou fraudes paradas há anos e promete relatório final com todos os responsáveis; em entrevista à Itatiaia, Wolvey Queiroz criticou os trabalhos dos parlamentares

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG)

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), rebateu nesta quinta-feira (23) as críticas do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, que classificou a comissão como “pirotecnia da oposição” em entrevista à Itatiaia. indignado com a fala do ministro, Viana defende que a CPMI está desvendando fraudes e irregularidades que estavam paradas há anos e criticou o ministro por desqualificar o trabalho da comissão.

“O ministro da Previdência diz que estamos fazendo show de pirotecnia. Isso é um desrespeito absurdo com o Parlamento. Aqui, a gente está buscando a verdade”, declarou, acrescentando que, antes da instalação da comissão, não havia prisões, bloqueios de bens ou providências efetivas, mesmo com relatórios da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas alertando sobre irregularidades na previdência.

Leia mais: CPMI do INSS ouve ex-procurador e esposa investigados pela PF e pela CGU

Leia também

Além do repúdio a fala do ministro, os membros da CPMI também estudam a possibilidade de publicar uma nota de repúdio a Wolney e convoca-lo para depor. A data da convocação ainda não foi discutida entre os membros.

“Se estão pagando as pessoas com dinheiro do contribuinte, é porque essa CPMI começou a jogar luz sobre esse esgoto da ladroagem na Previdência brasileira”, concluiu Viana.

O senador também prometeu concluir os trabalhos com um relatório final completo, apontando todos os responsáveis. “Vamos chegar até o final e entregar ao Brasil um relatório com todos os responsáveis pela roubalheira. Isso é determinação minha e de todos os senadores desta comissão”, concluiu.

Pegou mal

Além do presidente Viana, a crítica feita por Wolney aos trabalhos da CPMI também foram repudiadas por parlamentares da oposição e da base do governo Lula, como o vice-líder do PT na Câmara, Rogério Correia (PT-MG),

“Se o ministro disse que nós estamos fazendo pirotecnia, ele está completamente errado. E eu não concordo com isso”, disse Correia, que também foi apoiado pelo deputado Alencar Santana (PT-SP).

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio