Zema diz que vai acionar Justiça contra desfile que homenageou Lula

Governador afirmou que escola Acadêmicos do Niterói desrespeitou milhões de evangélicos

Governador Romeu Zema afirmou que vai acionar Justiça contra escola de samba que homenageou Lula

O governador Romeu Zema (Novo) usou suas redes sociais após o desfile da escola Acadêmicos de Niterói, na noite de domingo (15), para criticar a agremiação que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Zema afirmou que uma da alas da escola chamada ‘Neoconservadores em conserva’, que mostrou fantasias latas com o nome ‘Família em Conserva’, desrespeitou a religião evangélica e por isso teria cometido preconceito religioso.

“Chega a ser constrangedor e inacreditável o que foi feito no Carnaval do Rio. Levarei esse crime para a justiça”, escreveu Zema.

“O Brasil é um país de muita fé. São mais de 50 milhões de evangélicos. Gente que trabalha duro, cria filhos, paga impostos e ora pelo país. Agora vejo uma ala desse desfile do Lula colocando evangélicos dentro de latas, como se fosse caricatura. Isso não é arte, é desrespeito. Você pode discordar de alguém, pode debater política, mas ridicularizar a fé de milhões de brasileiros é preconceito religioso. E preconceito religioso é crime. Não aceito que brasileiro seja tratado como lixo por causa de sua fé. Por isso, estou entrando com uma ação na Justiça”, diz Zema no vídeo.

Homenagem a Lula

O enredo da escola Acadêmicos de Niterói, primeira a desfilar na Sapucaí, no Rio de Janeiro, apresentou a vida de Lula desde a infância, em Pernambuco, quando sua mãe, dona Lindu, levou os oito filhos em busca de uma vida melhor em Santos, até a chegada à Presidência da República. Dona Lindu foi interpretada pela atriz Rapaz, enquanto Lula foi vivido pelo humorista e apresentador Paulo Vieira.

Para evitar qualquer caracterização de propaganda política, a Acadêmicos de Niterói consultou especialistas em direito eleitoral. A primeira-dama Janja, que era esperada no último carro alegórico, desistiu de desfilar de última hora e acompanhou a apresentação de um camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do presidente Lula. Quem ocupou o posto foi a cantora Fafá de Belém.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Ouvindo...