Ouvindo...

Nikolas Ferreira critica influenciadora conhecida como ‘Esquerdogata’, presa em São Paulo

Influenciadora foi detida no último sábado (25), suspeita de desacatar e ofender policiais militares na cidade de Ribeirão Preto

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a influenciadora digital Aline Bardy Dutra

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez críticas à influenciadora digital Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como “Esquerdogata”. Em seu perfil no instagram, Nikolas ironizou a prisão da influenciadora, no último sábado (25), em Ribeirão Preto, em São Paulo. Ela foi detida acusada de desacatar e ofender policiais militares.

“Essa é a esquerda que luta pela classe trabalhadora. Patéticos”, escreveu Nikolas nesta segunda-feira (27). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Aline teria feito ofensas raciais aos policiais. O caso foi registrado como desacato, resistência e preconceito de raça e cor. Ela foi liberada após audiência de custódia.

O deputado também compartilhou um vídeo em que a influenciadora pedia doações. “Fica humilhando os policiais, mas fica pedindo doação dos militantes em diversos vídeos. Típico”, escreveu. Em outra publicação, Nikolas ironizou o apelido de “Esquerdogata” da influenciadora.

O caso

Segundo as autoridades, a influenciadora Aline Bardy apresentava sinais de embriaguez e foi detida pelos agentes. Ela, no entanto, foi liberada em audiência de custódia, mediante o cumprimento de medidas cautelares. Aline deverá permanecer em casa no período noturno, das 20h às 6h, e comprovar, a cada 60 dias, que aderiu a tratamento psicológico.

De acordo com o boletim de ocorrência, o episódio ocorreu durante uma fiscalização de trânsito. A influenciadora teria se aproximado dos policiais filmando e questionando a abordagem.

Durante a conversa, “Esquerdogata” teria se exaltado e passado a agredir verbalmente os agentes. Pelo suposto desacato, ela foi colocada na viatura algemada. Em determinado momento, Aline chegou a chamar um dos policiais de “fascistinha” e teria zombado da escolaridade dos agentes.

Procurada pela Itatiaia, a defesa de Aline informou que ainda não teve acesso ao vídeo completo nem ao contexto da “lamentável ocorrência envolvendo sua cliente e policiais em Ribeirão Preto”. Os advogados afirmaram que a influenciadora está “se recuperando do incidente” e “muito constrangida com todo o ocorrido”.

Leia também

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.