Novato, Bloco da Anistia quer levar direita de BH para a folia no domingo de Carnaval

Cortejo terá banda DJ, samba, pop-rock e “atração gospel” ainda não revelada

Bloco da Anistia quer reunir foliões de direita no Carnaval de Belo Horizonte

Reunindo 12 movimentos de direita, o “Bloco da Anistia” vai desfilar no domingo de Carnaval de Belo Horizonte em um misto de festa e manifestação política contra o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Supremo Tribunal Federal (STF) e as prisões de Jair Bolsonaro (PL) e dos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Com uma atração gospel, ainda não revelada, DJ, uma banda de samba “conhecida nacionalmente” e a banda de pop-rock nacional Músicos Opressores, o evento trará desde clássicos da música brasileira, como Legião Urbana e Ultraje a Rigor, até marchinhas personalizadas com o sabor do bolsonarismo.

O grupo, que espera levar 15 mil pessoas às ruas e está no calendário oficial do Carnaval de Belo Horizonte, vai partir da Praça Marília de Dirceu, no Lourdes, percorrer a rua Curitiba, e terminar o desfile no mesmo bairro.

Leia também

Luciana Marra, uma das “donas do bloco”, como ela própria se define, conta que a ideia partiu do princípio de que a direita precisa abrir espaço no Carnaval de Belo Horizonte e ocupar um lugar que, tradicionalmente, é da esquerda.

“Muitas pessoas gostam de frequentar o Carnaval, participar, ficar na janela observando, e a direita tem um grupo muito heterogêneo de pessoas, desde crianças a idosos e adolescentes e jovens. Quisemos abrir esse espaço para que a gente tenha um movimento e um lugar para que as pessoas de direita possam frequentar o Carnaval”, destaca.

Com abadás personalizados, que serão comercializados “em breve”, o movimento pretende levar também “músicas autorais e conhecidas” para o cortejo, com foco na política e nos temas que cercam o bolsonarismo.

“O carnaval é um espaço de liberdade cultural, algumas músicas vão estar relacionadas à política, a um certo deboche, disfarçado em uma letra de música”, conta Luciana.

Primeiro ensaio

A reboque da manifestação convocada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL) em frente à Papudinha, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está preso, em Brasília, o bloco fará seu primeiro ensaio aberto no domingo (25), na Praça da Liberdade, às 10h, já com a presença de parte do elenco que vai compor as festividades momescas.

A banda principal, Músicos Opressores, que reúne oito músicos da cena cultural de Belo Horizonte, se apresenta no ensaio e é formada exclusivamente para o bloco. Músicas de manifestações bolsonaristas também estão no cardápio, reproduzidas por um DJ que acompanhará os foliões.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...