Em meses finais no cargo, Zema empossa novo secretário de Meio Ambiente

Lyssandro Norton Siqueira substituirá Marília Carvalho de Melo na pasta em último ano da gestão do governador

Lyssandro Norton Siqueira foi oficialmente nomeado como secretário de Meio Ambiente nesta terça-feira (20)

Lyssandro Norton Siqueira foi empossado como secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais nesta terça-feira (20). Com quase 30 anos de atuação como procurador do estado, ele substitui Marília Carvalho de Melo, que deixou a pasta que ocupou por cinco anos para assumir a presidência da Copasa em dezembro do ano passado.

A cerimônia, com a presença de Romeu Zema (Novo), oficializa o nome de Lyssandro, já anunciado desde 23 de dezembro. O governador deixará o posto em março para se dedicar à campanha pela Presidência da República.

Lyssandro Norton Siqueira é procurador do estado desde 1998 e atuou na formulação das ações de reparação dos atingidos nas tragédias de Mariana e Brumadinho.

O novo secretário é graduado em direito pela UFMG; mestre pela Faculdade Milton Campos; doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC/Rio; e pós-doutor pela UFMG.

Além da procuradoria, Lyssandro também trabalha como professor do mestrado e doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Centro Universitário Dom Hélder.

Tanto no anúncio de Lyssandro como na despedida de Marília, Zema deu destaque ao que chamou de ‘desburocratização’ promovido pela secretaria.

O novo secretário chega ao cargo para o ano final da gestão do governador Romeu Zema e meses após a deflagração da Operação Rejeito, da Polícia Federal. Com servidores da Semad no alvo, a investigação realizada em setembro do ano passado apura o pagamento de propinas para integrantes da pasta fraudarem licitações ambientais para empreendimentos minerários na Grande BH.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...