Ouvindo...

Ex-AGE, Sérgio Pessoa é eleito para a vice-presidência jurídica da Cemig

A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da estatal nesta terça-feira (7), e o advogado assume o cargo efetivamente a partir de 20 de outubro

Sérgio Pessoa vai continuar no Executivo, agora na Cemig

O ex-advogado-geral do Estado de Minas Gerais Sérgio Pessoa de Paula Castro foi eleito para assumir a vice-presidência jurídica da Cemig. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da estatal nesta terça-feira (7). Ele assume o cargo efetivamente a partir de 20 de outubro.

“Com sólida trajetória técnica e ampla experiência em temas jurídicos e administrativos, Sérgio Pessoa chega à Cemig com a missão de dar continuidade ao processo de fortalecimento institucional e estratégico da Vice-Presidência Jurídica, contribuindo para o aprimoramento da governança e da segurança jurídica da companhia”, diz nota à imprensa.

À frente da Advocacia-Geral do Estado (AGE) desde 2019, e retirado do cargo no último dia 1º, Sérgio Pessoa foi responsável pela criação da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC) e pela condução de acordos judiciais como os das tragédias de Brumadinho e Mariana.

Também liderou tratativas relativas à concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, à adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e à repactuação de precatórios.

A gestão de Romeu Zema (Novo) já havia indicado, no dia do anúncio de sua saída do cargo na AGE, que o advogado tiraria um período de folga e, posteriormente, retornaria para atuar “em outras áreas” do governo, mas, à época, não foram informados detalhes.

Sérgio Pessoa foi substituído pelo procurador Fábio Murilo Nazar, então advogado-geral adjunto do contencioso, que vai assumir o cargo de advogado-geral do Estado. A data da posse ainda não foi informada pelo governo.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.