O governo de Minas Gerais confirmou a saída do advogado-geral, Sérgio Pessoa, nesta quarta-feira (1º). Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo informou que chefe da Advocacia-Geral do Estado (AGE) vai tirar um período de folga e, posteriormente, retornar para atuar em outras áreas do governo, mas não detalhou quais.
O advogado fazia parte da gestão do governador Romeu Zema (Novo) desde 2019, sendo um dos responsáveis por costurar o acordo com a União, mediado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu o estado aderir ao
Sérgio Pessoa será substituído pelo procurador Fábio Murilo Nazar, atual advogado-geral adjunto do contencioso, vai assumir o cargo de advogado-geral do Estado. A data da posse ainda não foi informada pelo governo.
Em nota, o governo destacou ainda outros avanços da AGE na gestão de Sério Pessoa, como a implementação de uma “cultura da consensualidade em contraposição a litigiosidade”. Zema ainda ressaltou o papel do advogado na celebração dos acordos da tragédia de Brumadinho e da
“Desde que assumi o governo, uma das principais missões da minha gestão foi buscar uma reparação justa às famílias e comunidades atingidas pelas tragédias de Mariana e de Brumadinho. E isso foi possível porque a AGE, sob a liderança do doutor Sérgio Pessoa, desempenhou um papel decisivo para que estes e outros tantos acordos saíssem do papel”, disse.
A saída ocorre