Ouvindo...

Café com IA: alunos de MG criam aparelho que garante torra perfeita

Protótipo do sistema está sendo apresentado na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que acontece em Brasília

Torra é a etapa mais crucial para a qualidade do café

Pesquisadores em formação no curso de Sistemas de Informação do Cefet-MG de Varginha estão desenvolvendo uma solução tecnológica para um dos desafios da indústria cafeeira: a torrefação perfeita. O projeto consiste em um torrador de café com monitoramento em tempo real usando uma câmera e Inteligência Artificial (IA).

A torra é a etapa mais crucial para a qualidade do café, mas é predominantemente manual, dependendo da experiência do operador para ajustar tempo e temperatura. Sendo assim, frequentemente leva a sabores indesejáveis ou resultados inconsistentes. A proposta dos estudantes mineiros busca revolucionar o processo, garantindo maior controle de qualidade através de visão computacional.

O protótipo do sistema está sendo apresentado na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que acontece em Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha. Para demonstrar a invenção, os alunos adaptaram uma pipoqueira elétrica para simular o processo de torra em leito fluidizado.

Visão computacional e escala Agtron

“O processo consiste em pegar a imagem em tempo real passar pelo YOLO (IA) que vai separa cada grão e depois passar para CNN (outro sistema) que vai classificar o tipo do grão, dentro dos níveis de torra”, explicou o estudante Júlio à Itatiaia.

O sistema utiliza a tecnologia YOLO (You Only Look Once), uma técnica de detecção de objetos altamente eficiente e precisa, para automatizar a classificação dos tipos de torra. A IA é treinada para identificar o ponto ideal de torra com base na escala Agtron, que padroniza a cor dos grãos durante o processo.

“A nossa ideia é fazer esse eletrodoméstico que você vai poder pegar o grão cru na sua casa, colocar para torrar e escolher cada dia o tipo de torra, nível 35, 45, entre outros”, contaram os alunos João Pedro Cobra e Júlio.

Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Começou, nesta terça-feira (7), a 5° Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. Neste ano, o evento acontece junto ao Festival Internacional Curicaca - idealizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) - no Mané Garrincha.

A abertura contou, além do ministro da Educação, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, e da Secretária-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.

São 63 instituições, de diversas regiões do país, apresentando cerca de 400 projetos, desenvolvidos pelos estudantes, professores e técnicos nas salas de aula e laboratórios

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.