Ouvindo...

Em derrota para o governo, Câmara retira da pauta alternativa ao IOF e deixa MP caducar

Por 251 favoráveis e 193 contrários, Câmara retira texto da pauta nesta quarta (8)

O plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados impôs derrota ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (8) ao deixar caducar a medida provisória alternativa ao IOF. A maioria dos deputados, liderada por partidos do Centrão, aprovou a retirada do texto da pauta.

A medida provisória precisaria ser aprovada ainda nesta quarta no Congresso para não perder a validade. O texto é uma das apostas do Ministério da Fazenda para equilibrar as contas públicas.

O placar foi de 251 votos a favor e 193 contra, resultado que impediu a votação do mérito. Com a aprovação do requerimento, a MP 1.303 foi arquivada.

Leia também

O projeto prevê uma arrecadação extra de R$ 17 bilhões para o governo em 2026. A MP altera regras de tributação sobre investimentos, fintechs e compensações tributárias. O texto é uma alternativa ao decreto que aumentava alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O governo, no entanto, enfrenta resistência do Centrão, principalmente na Câmara dos Deputados. Parlamentares avaliam que a aprovação da matéria pode dar gás para a campanha eleitoral de Lula no ano que vem.

Mais cedo, partidos do Centrão indicaram que votariam contra a proposta, o que reforçou a articulação para a retirada de pauta. A orientação favorável ao requerimento partiu de legendas como União Brasil, Progressistas, PSD, Avante, Solidariedade e PSDB.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.