Ouvindo...

Lula almoça com Motta no Alvorada em meio à pressão por anistia a Bolsonaro

Governo traça estratégia para derrubar perdão ao ex-presidente após condenação por golpe de Estado

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (esq.), e o presidente Lula (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta segunda-feira (15) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no Palácio da Alvorada em meio à pressão no Congresso pelo avanço da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, a oposição tenta aprovar um projeto de lei que pode perdoá-lo por todos os crimes. A articulação é liderada pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), cotado para disputar à Presidência em 2026 pela direita.

Temendo uma derrota, o governo já começa a traçar estratégias para derrubar a anistia no plenário da Câmara, já que parlamentares do PL indicam que há maioria para aprovar a proposta com o apoio dos partidos do Centrão, como PP, União Brasil, Republicanos e PSD.

Lula já afirmou que caso seja pautada, a anistia deve ser aprovada no Congresso. Mesmo assim, o projeto dependeria da sanção do presidente, o que não deve ocorrer.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.