Jornais internacionais noticiaram
Tanto Bolsonaro quanto Eduardo foram indiciados, e o relatório final
Leia o que escreveram os veículos
The Guardian (Inglaterra) – O britânico publicou que “a polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar fuga para a Argentina em busca de asilo”, definindo o ex-presidente como um político de “extrema direita”, e detalha que Bolsonaro pode enfrentar “uma pena de mais de 40 anos de prisão quando a Suprema Corte se reunir no próximo mês para decidir se ele é culpado de conspirar para anular o resultado da eleição presidencial de 2022".El País (Espanha) – O veículo deu destaque para o relatório da PF que pede uma nova acusação a Bolsonaro, com base em uma possível tentativa de obstrução do processo sobre golpe em curso no STF.Clarín (Argentina) – O veículo publicou no título que Bolsonaro planejava pedir asilo a Milei. “O líder de extrema direita pediu asilo, declarando-se vítima de ‘perseguição’ por ‘motivos políticos’”.
Leia também
The New York Times (EUA) – Um dos maiores jornais norte-americanos classificou Milei como “colega de direita” de Bolsonaro. O jornal fala que “o filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, visitou a Casa Branca diversas vezes nos últimos meses para tentar obter a intervenção dos EUA no caso do pai. No mês passado, o presidente Trump mencionou o tema ao anunciar que aplicaria tarifas de 50% sobre produtos brasileiros”.The Washington Post (EUA) – “Bolsonaro está atualmente aguardando uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre uma suposta tentativa de golpe e soube na quarta-feira que ele pode enfrentar outro caso, já que a polícia o acusou formalmente, junto com um de seus filhos, Eduardo Bolsonaro, de obstrução da justiça em conexão com seu julgamento.”Le Monde (França) – “O ex-presidente queria fugir para a Argentina e solicitar asilo político, segundo a polícia. O antigo chefe de Estado escreveu, em 2024, uma carta ao presidente argentino, Javier Milei, afirmando ser perseguido politicamente, poucos dias após o início de uma investigação contra ele por tentativa de golpe de Estado”.
*As reportagens mencionadas nesta matéria estão em inglês, espanhol e francês. Em alguns casos, são exclusivas para assinantes.