Ouvindo...

Mauro Vieira se reúne com chanceler da Venezuela em meio à tensão com os EUA

Encontro do ministro brasileiro com Yván Gil aconteceu na Colômbia, dias após o envio de navios americanos à costa venezuelana

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (esq.), e o chanceler da Venezuela, Yván Gil (dir.)

Na Colômbia, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu na quinta-feira (21) com o chanceler da Venezuela, Yván Gil.

Segundo o Itamaraty, os dois discutiram a “necessidade de solucionar as atuais pendências na relação comercial bilateral”, mas também o impacto do tarifaço dos Estados Unidos no comércio multilateral e os “desafios em matéria de segurança regional”.

O encontro aconteceu no dia seguinte ao envio de três navios de guerra americanos à costa venezuelana por ordem do presidente dos EUA, Donald Trump, com a justificativa de intensificar o combate ao tráfico de drogas.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.