Ouvindo...

Após isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, governo já tem novo alvo no Congresso

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu com a deputada federal Erika Hilton para tratar da redução da jornada de trabalho

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (esq.), e a deputada Erika Hilton (dir.)

No dia seguinte à aprovação pela Câmara do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Na pauta do encontro, mais um tema que pode alavancar a popularidade do governo às vésperas de 2026: o fim da escala de trabalho 6x1.

A parlamentar é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa instituir a jornada 4x3, ou seja, quatro dias de trabalho com três de descanso. Atualmente, o texto tramita na Câmara, mas ainda não foi pautado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que dá início às discussões.

“Eu quero dizer que o governo está com você, está com todos aqueles que defendem a mudança dessa escala. E vamos nos organizar, chamar os nossos líderes aqui, chamar os nossos deputados, deputadas, senadores, senadoras, para a gente preparar essa pauta no Congresso Nacional e levar mais uma vitória ao povo trabalhador brasileiro”, declarou Gleisi ao lado de Erika, em vídeo publicado nas redes sociais.

Durante os protestos de setembro contra a PEC da Blindagem, manifestantes também mencionaram a redução da jornada de trabalho como um dos temas que deveriam ser abordados pelo Congresso Nacional.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.