Ouvindo...

Damião anuncia projeto para criar Secretaria de Relações Internacionais em BH

Com Qu Cheng no secretariado, Damião vai enviar projeto à Câmara para mudar a designação da pasta de Relações Institucionais

Álvaro Damião nomeou Qu Cheng para compor seu secretariado nesta quinta-feira (25)

A chegada de Qu Cheng ao secretariado da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) veio acompanhada da alteração das funções de uma pasta no Executivo da capital mineira. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) anunciou, nesta quinta-feira (25), que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei (PL) para transformar a Secretaria de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Negócios, Investimentos e Relações Internacionais.

Cheng é especialista em comércio e relações internacionais. Chinês naturalizado brasileiro, ele foi nomeado como secretário de Relações Institucionais da capital no Diário Oficial do Município nesta quinta.

No início do ano, a pasta de Relações Institucionais era comandada por Paulo Lamac, um dos principais aliados de Fuad Noman. No fim de maio, dois meses após a morte do então prefeito, ele deixou o cargo e a secretaria foi assumida de forma interina por Guilherme Daltro, que é também secretário de Governo da prefeitura.

No anúncio do projeto para criar a nova secretaria, sob o comando de Qu Cheng, Damião disse que a movimentação faz parte do projeto “BH Cidade do Sim”, slogan da administração.

“O foco principal é a atração de investimentos internacionais para o município, além do incentivo a programas de internacionalização de empresas locais. Queremos uma BH aberta ao mundo e também colocar nossos produtos, nossas marcas e nossas empresas nos mercados de outros países”, escreveu o prefeito em seu perfil no X, antigo Twitter.

De acordo com seu perfil publicado nas redes sociais, Cheng é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Política e Relações Internacionais pela Universidade de Shandong, na China.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.