Contagem passa a realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade pelo SUS

Contrato com Hospital Santa Rita vai evitar deslocamento de pacientes para Belo Horizonte e pode ajudar a salvar vidas

Hospital Santa Rita, em Contagem

A Prefeitura de Contagem assinou, nesta segunda-feira (08), um contrato com o Hospital Santa Rita que marca o início da realização de procedimentos de alta complexidade em cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do próprio município. Até então, esse tipo de atendimento era feito, em sua maioria, em Belo Horizonte.

A prefeita Marília Campos ressaltou que atualmente há uma fila significativa de pacientes aguardando procedimentos cardíacos. “A gente tem hoje 87 pacientes aguardando a cirurgia cardíaca. Nós temos 12 pacientes aguardando cateterismo. E esses pacientes têm uma regulação que é feita pela prefeitura de Belo Horizonte”, explicou.

Segundo ela, muitos desses pacientes acabam aguardando vagas internados em hospitais ou unidades de pronto atendimento. “Eles ficam aguardando a vaga, às vezes internado no hospital, às vezes internado numa UPA, portanto correndo risco de vida”, disse.

Marília Campos também destacou os investimentos que viabilizaram o convênio.

Leia também

“Hoje firmar esse convênio com o Hospital Santa Rita, onde nós tivemos um aporte do governo federal, do Ministério da Saúde, 23 milhões, também um aporte do governo do Estado e também do Tesouro Municipal, para viabilizar aqui o atendimento”, afirmou. “A gente vai ter a linha de cuidado completa da consulta ao exame à cirurgia”, concluiu a prefeita.

Menos deslocamento

Com o convênio, moradores de Contagem que precisam de exames e cirurgias cardíacas de alta complexidade não terão mais que se deslocar para outras cidades. O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, explicou que a mudança representa um avanço importante para a população.

“Isso quer dizer que o cidadão de Contagem, que tinha que fazer esse deslocamento, a partir de hoje não vai precisar de fazer mais”, afirmou, ressaltando que, entre os procedimentos que passarão a ser realizados no município estão exames e cirurgias fundamentais para o diagnóstico e tratamento de doenças do coração.

“Dentro desses procedimentos, nós estamos falando do cateterismo cardíaco, que é um exame importante para identificar aquelas situações de infarto. Nós temos a angioplastia, que é uma cirurgia também muito importante para pacientes que também sofrem de problema cardiovascular, desde cirurgias de revascularização miocárdica, a famosa ponte de safena e outras cirurgias”, completou o secretário.

Segundo Fabrício Simões, o acesso seguirá o fluxo normal do SUS.

“Vai seguir o fluxo como sempre foi, a diferença é que no final do processo, que antes o paciente era encaminhado ao Belo Horizonte, dentre esses procedimentos ele estará encaminhado agora para a Contagem”, explicou.

SUS

O diretor do Hospital Santa Rita, doutor Reginaldo Araújo, destacou que a retomada das cirurgias cardíacas pelo SUS no hospital vai beneficiar diretamente os pacientes.

“Com certeza vai facilitar a vida do cliente, do paciente. A gente tem, estamos aqui há 50 e tantos anos, já tivemos muito tempo atendendo a cirurgia cardíaca do SUS e agora estamos retornando. Com certeza será bom para todo mundo”, disse.

Ele também reforçou a importância do tempo ganho com o atendimento mais próximo.

“Lógico que às vezes esse pequeno tempo é fatal, né? No caso das cidades. Urgência cardíaca. Então, como a gente tem condição de atender isso, facilita pra todo mundo”, afirmou.

O convênio faz parte da parceria firmada com o governo federal após a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao município, em julho deste ano, quando Contagem foi credenciada para a realização de exames e cirurgias de alta complexidade.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Ouvindo...