Carlos Bolsonaro deixa Câmara do Rio e aposta em vaga no Senado em Santa Catarina

Filho do ex-presidente renuncia ao mandato e articula candidatura no estado que deu 70% dos votos a Bolsonaro em 2022

Vereador Carlos Bolsonaro mira em Senado em 2026

O vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta-feira (11), que deixará a Câmara Municipal do Rio de Janeiro para se transferir para Santa Catarina, onde articula candidatura ao Senado nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada por ele durante a abertura da sessão na Câmara.

Durante o discurso, Carlos se emocionou ao falar sobre o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, cumprindo pena de 27 anos relacionada à tentativa de golpe. Ele também destacou algumas iniciativas de seu mandato, como a criação do clube de literatura clássica, voltado à valorização do imaginário literário, e a instituição do Dia Municipal da Liberdade de Expressão.

Carlos iniciou sua carreira política em 2000, aos 17 anos, e foi reeleito seis vezes. Ele alcançou o posto de vereador mais votado do Rio em 2016 e novamente em 2024. O PL acredita que Santa Catarina oferece boas chances de eleição, já que o estado deu quase 70% dos votos a Bolsonaro no segundo turno presidencial de 2022.

Leia também

No Rio, a avaliação interna é de que sua candidatura seria arriscada, especialmente porque o irmão Flávio Bolsonaro também concorre. O governador Jorginho Mello, que busca reeleição, também mostra reticência em liberar duas vagas do Senado para candidatos do mesmo partido, por questões de articulação política e alianças.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...