Ouvindo...

Brasil recebe 2,5 mil doses de antídoto contra intoxicação por metanol

Lote de fomepizol será distribuído a centros toxicológicos após aumento de casos e mortes no país

O Brasil recebe primeiro lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol

O Brasil recebe nesta quinta-feira (9) o primeiro lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol — substância altamente tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.

As doses vão chegar no Aeroporto de Guarulhos (SP) e serão entregues ao Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) em todo o país.

Leia também

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os antídotos foram adquiridos por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Cada paciente intoxicado pode precisar de duas a quatro ampolas durante o tratamento.

A cerimônia de entrega deve contar com a presença da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, do diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, e da coordenadora de Inovação e Acesso a Medicamentos da Opas, Ileana Fleitas.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil registra 24 casos confirmados de intoxicação por metanol e cinco mortes, todas em São Paulo. Outros 235 casos estão em investigação.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.