Será que Republicanos e PL vão fechar acordo para as eleições de 2026 em Minas? O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Euclydes Pettersen, e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, se reuniram nesta quarta-feira (3), em Brasília, na sede do PL, e deram os primeiros passos para uma composição na sucessão mineira e nacional.
Segundo Euclydes Pettersen, Republicanos e PL acertaram que em Minas estarão juntos em torno da candidatura que pontuar mais nas pesquisas. O senador Cleitinho (Republicanos) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) são os nomes considerados, embora, na conversa, Valdemar da Costa Neto tenha dito a Euclydes Pettersen que pelo momento, a tendência seja de que Nikolas Ferreira concorra à Câmara dos Deputados.
De acordo com Euclydes Pettersen, a aliança estadual vai se replicar no plano nacional. “No Republicanos, nosso candidato é Tarcísio de Freitas. Mas, em aliança com o PL, o nome será construído e dependerá de Jair Bolsonaro. Será o ex-presidente ou quem ele indicar”, afirmou.
A reunião também abordou a eventual composição do PL e Republicanos com o Novo. O presidente estadual do Republicanos informou a esta coluna que Valdemar da Costa Neto negou alinhamento no primeiro turno com a pré-candidatura de Mateus Simões em Minas. Segundo Euclydes Pettersen, Valdemar da Costa Neto considerou um acordo difícil, uma vez que o Novo já lançou a sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.