Ouvindo...

Após morte de Charlie Kirk, Nikolas convoca apoiadores para mutirão de demissões

Deputado federal iniciou um movimento nas redes sociais pedindo a demissão de trabalhadores classificados pelo parlamentar como de ‘extrema esquerda’

Nikolas Ferreira e aliados iniciaram movimento pela demissão de autores de comentários com ataques a políticos e ativistas de direita

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) convocou seus apoiadores a iniciar um movimento digital pela demissão do que o parlamentar qualificou como ‘extremistas’ de esquerda. No X, antigo Twitter, o mineiro e seus aliados somam dezenas de publicações pedindo que empresas dispensem trabalhadores que fazem comentários online com ataques a figuras da direita.

Desde a última quarta (10), quando o ativista americano Charlie Kirk foi assassinado, Nikolas passou a publicar prints de comentários de perfis celebrando o ocorrido ou lhe dirigindo ataques e ameaças. As exposições tiveram efeito além da esfera digital, como no caso de um estudante de direito expulso de uma startup após sugerir um atentado contra o deputado federal.

O deputado e seus aliados mais próximos, como o vereador de Belo Horizonte Pablo Almeida (PL), passaram então a publicar diversos comentários agressivos contra figuras da direita e sugerir que as empresas onde os autores dos posts trabalham os demitam. A sequência de publicações inclui ainda comunicados oficiais de empresas com anúncios de demissões.

Na manhã de sexta-feira (12), o parlamentar pediu aos seus seguidores denunciem “os verdadeiros extremistas da sua empresa”, nas palavras de Nikolas.

Horas depois, Nikolas repetiu o pedido. Desta feita, ele o fez com um texto em inglês anunciando que ele encabeça um movimento pela demissão de pessoas que promovem ou comemoram a morte de rivais políticos.

Em ambas as publicações, os comentários são divididos entre apoiadores que concordam e prometem adesão à empreitada do deputado e opositores que questionam a iniciativa. A maior parte das críticas recorda comentários agressivos de políticos de direita, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ou discorda da medida da demissão citando aspectos econômicos atrelados ao mutirão promovido pelo parlamentar.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.