Após crise com Senado, governo Lula mantém postura sobre vaga de Messias no Supremo

A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que o governo federal segue “conversando” com senadores para viabilizar a indicação de Messias à cadeira de Barroso no STF

A ministra acompanha o presidente em Belo Horizonte na Caravana Federativa.

Em Belo Horizonte, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que o governo do presidente Lula (PT) mantém diálogo constante com o Congresso após a crise instalada, especialmente com o Senado Federal, desde a indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

A sabatina de Messias estava prevista para ocorrer na última quarta-feira (10), mas foi cancelada no dia 2 de dezembro pelo presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (União). De acordo com ele, o motivo foi a ausência do envio de uma mensagem formal do Planalto comunicando a escolha.

Nas palavras de Alcolumbre, a postura do governo foi “grave e sem precedentes”, gerando uma nova crise entre as duas instituições.

Leia também

A ministra, no entanto, reafirmou a postura firme do governo na indicação de Messias ao STF, sobrepondo inclusive uma eventual indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD) — favorito de Alcolumbre — ao cargo. “Estamos conversando com os senadores. O presidente indicou o Messias, é a indicação dele, e vamos trabalhar pela aprovação do ministro no Senado”, disse a jornalistas na capital mineira.

O presidente Lula, que também está em Minas Gerais, participa, ao lado de Gleisi, da Caravana Federativa, em Belo Horizonte. Mais cedo, ele esteve em Itabira e concedeu entrevista à TV Alterosa.

Na conversa, Lula voltou a citar o nome de Pacheco como uma possibilidade para a disputa ao governo de Minas, o que ainda é incerto por parte do senador. A ministra, no entanto, se conteve e não comentou a declaração. “O presidente já falou, então não irei falar por cima”, afirmou.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ouvindo...