Ouvindo...

Gilmar Mendes defende que Rodrigo Pacheco seja nomeado para próxima vaga aberta no STF

Nome do senador mineiro foi apontado como um dos mais “preparados juridicamente” para assumir uma cadeira no Supremo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considera o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD) o mais indicado para a próxima vaga que abrir no tribunal.

Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S.Paulo”, Mendes afirmou que Pacheco é seu candidato e que o STF precisa de pessoas preparadas juridicamente. “A Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente. E o senador Pacheco é o nosso candidato. O STF é jogo para adultos”, afirmou o ministro.

Em Brasília, nas últimas semanas, cresceram os rumores de que o ministro Luís Roberto Barroso, que deixa a presidência do STF em setembro, deve antecipar sua aposentadoria e deixar a cadeira junto com o fim de sua presidência. Dessa forma, uma vaga se abriria e deverá ser indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quarta-feira (13), o ministro Edson Fachin foi eleito para presidir o STF no biênio 2025 e 2027. Sua posse está marcada para o dia 29 de setembro.

A escolha de Pacheco para uma cadeira no Supremo pode influenciar diretamente a disputa eleitoral pelo governo de Minas Gerais, em 2026, já que o senador é um dos nomes cotados para a disputa e tem grande apoio de prefeitos mineiros.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.