O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considera o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD) o mais indicado para a próxima vaga que abrir no tribunal.
Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S.Paulo”, Mendes afirmou que Pacheco é seu candidato e que o STF precisa de pessoas preparadas juridicamente. “A Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente. E o senador Pacheco é o nosso candidato. O STF é jogo para adultos”, afirmou o ministro.
Em Brasília, nas últimas semanas, cresceram os rumores de que o ministro Luís Roberto Barroso, que deixa a presidência do STF em setembro, deve antecipar sua aposentadoria e deixar a cadeira junto com o fim de sua presidência. Dessa forma, uma vaga se abriria e deverá ser indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesta quarta-feira (13), o ministro Edson Fachin foi eleito para presidir o STF no biênio 2025 e 2027. Sua posse está marcada para o dia 29 de setembro.
A escolha de Pacheco para uma cadeira no Supremo pode influenciar diretamente a disputa eleitoral pelo governo de Minas Gerais, em 2026, já que o senador é um dos nomes cotados para a disputa e tem grande apoio de prefeitos mineiros.