Gleisi diz que Zema foi convidado para agenda de Lula em MG: ‘se não vier, paciência’

De acordo com a ministra, a falta de proximidade entre os governos federal e estadual não impede que o governador seja convidado para todas as agendas presidenciais em Minas

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi convidado para a Caravana Federativa, que contará com a presença do presidente Lula (PT), em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (11). Com ausência rotineira em eventos do governo federal, ela afirmou que não há “problema” algum.

A jornalistas, a ministra alegou que a falta de proximidade com Zema não atrapalha os investimentos feitos para Minas pelo governo federal. “Temos ajudado muito o estado. Já são mais de R$ 65 bilhões repassados até agora em um conjunto de programas e projetos que nós temos para o governo [estadual] e para os municípios”, declarou.

Zema “errático” em relação ao Propag

Em resposta às críticas de Zema ao presidente Lula, a ministra classificou a postura do governador como “errática”. Gleisi voltou a falar do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados com a União (Propag), sancionado pelo Executivo, mas alvo de reprovação de governadores, incluindo Zema.

De acordo com ela, Minas é um dos estados endividados que mais deve se beneficiar da adesão ao programa. “Se nós olhássemos para a política, pelo comportamento errático do governador [Zema] e até desrespeitoso com o presidente, obviamente nós não faríamos isso [a renegociação das dívidas], mas a gente olha para o povo mineiro e sabe da importância desse estado para o Brasil”.

Leia também

Em novembro deste ano, Minas enviou um ofício de adesão ao Propag ao governo federal, optando por pagar inicialmente 20% da dívida com a União, de R$ 181 bilhões, e o restante em um prazo de até 30 anos.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...