O ministro de Minas e Energia,
Alexandre Silveira (PSD), voltou a tecer críticas ao governador de Minas Gerais,
Romeu Zema (Novo), durante uma agenda do presidente Lula (PT) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
No palanque, Silveira relembrou o vídeo publicado por Zema nas redes sociais, em que o
governador aparecia comendo banana com casca para criticar o governo federal. Sem citar o nome do pré-candidato à presidência pelo Novo, o ministro afirmou que Minas terá um “grande homem público”, referindo-se ao senador
Rodrigo Pacheco (PSD), favorito de Lula para disputar o Palácio Tiradentes nas eleições de 2026.
“O estado terá, sim, um grande homem público [Pacheco], que, com sabedoria e coragem, defendeu um dos maiores valores que nós temos no nosso país: a nossa democracia”, disse.O senador foi presidente do Congresso Nacional de 2021 a 2025, atuando durante a transição do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a gestão Lula.
“
Agora eu tenho a absoluta convicção de que, com essa mesma determinação, com a mesma vontade de servir, ao invés de comer banana com casca, ele irá chamar os secretários para trabalhar e desenvolver Minas Gerais. Vamos juntos, Rodrigo! Estou doido, ansioso para poder passar os finais de semana com você nas estradas do estado, defendendo a boa política, a política do diálogo”.
— disse Silveira.
Em entrevista à Itatiaia, o
presidente Lula, que já expressou o desejo de ver Pacheco como candidato em Minas, afirmou que, se a anfitriã Marília Campos (PT), prefeita de Contagem, aceitasse ser vice-governadora, os dois formariam uma “
chapa imbatível”. “Vejo a Marília com possibilidade de ser o que quiser. Se topar ser vice, seria uma chapa imbatível. Tenho certeza de que vamos ganhar Minas Gerais com o Pacheco”, disse.
Veja na íntegra:
O presidente, no entanto, ressaltou que tudo ainda depende da decisão de Pacheco, que ainda não definiu se irá ou não disputar o pleito.
Nesta sexta-feira (29),
Marília também acenou para o senador. A prefeita chegou a dizer que Pacheco “conquistou seu coração”. Pouco antes, ela agradeceu ao ex-presidente do Congresso por ter viabilizado verbas de R$ 300 milhões para a ampliação das obras em uma trincheira na BR-381, que cruza a cidade.