Alcolumbre propõe votar PL da Dosimetria ainda neste ano e governistas criticam

Presidente do Senado disse já ter se comprometido em levar texto ao plenário assim que a Câmara analisar

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta terça-feira (9) que o projeto de lei que reduz as penas para condenados para crimes contra a democracia, o chamado PL da Dosimetria, deve ser votado pelo plenário da Casa assim que for analisado na Câmara, o que acontecerá ainda hoje.

“Eu fiz um compromisso com os líderes e com o Brasil que se a Câmara deliberasse esse assunto, o Senado deliberaria sobre esse assunto. Nós vamos deliberar assim que a Câmara deliberar. Esse ano ainda”, afirmou Alcolumbre, durante sessão no plenário.

Senadores da base do governo reagiram à decisão, como o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), que defendeu que o texto passe também pelo colegiado.

“Passou um tempão, meses lá [na Câmara]. Vai chegar aqui e votar imediatamente, presidente? Me permita discordar. É uma coisa que eu não posso aceitar”, criticou o parlamentar baiano.

Com a ponderação, Alcolumbre defendeu que Otto chegue a um acordo com a oposição, que pressiona por uma tramitação rápida. O presidente do Senado sugeriu, por exemplo, que se a matéria chegar ainda hoje à Casa, o chefe da CCJ defina um relator e a proposta seja votada já na próxima semana.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...