Ouvindo...

Alckmin diz que São Paulo é ‘bom exemplo’ de combate ao crime organizado

Fala do vice-presidente da República foi dada durante agenda na capital paulista nesta segunda-feira (3)

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (3) que o estado de São Paulo é um “bom exemplo” de combate ao crime organizado. A fala foi dada durante uma agenda na capital paulista.

“Nós tínhamos, em 2001, [época em que era governador do estado] mais de 12 mil assassinatos por ano. Reduzimos para 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, quando saí do governo eram 2.900. Hoje são 2.500. Então, é possível, sim, você ter um trabalho eficaz com inteligência, com tecnologia, com policiamento ostensivo, repressivo, preventivo, com investigação e com sistema penitenciário, um regime disciplinar diferenciado”, detalhou Alckmin.

Leia também:

A fala do vice-presidente acontece em meio à repercussão da megaoperação realizada no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, na semana passada. Geraldo Alckmin exaltou ainda as ações do governo federal.

“O crime organizado deve ser combatido por terra, mar e água. A gente pode avançar na legislação. O presidente Lula sancionou um projeto que aumenta a pena para aqueles que participam de organizações criminosas e encaminhou um projeto de lei também ao Congresso sobre a questão das facções. Então, é combate direto”, disse Alkmin.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.