O governador Romeu Zema (Novo) participou, nesta segunda-feira (3), da primeira edição da Medalha de Honra ao Mérito da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A solenidade, realizada em Belo Horizonte, homenageou 98 personalidades, autoridades e entidades parceiras que, de acordo com o governo do estado, contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da instituição e da segurança pública.
Entre os agraciados estão o próprio governador, a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, além de representantes do Judiciário, do Ministério Público, das Forças Armadas e de diversos órgãos estaduais. A medalha, criada pela Resolução nº 8.331, de 8 de outubro de 2025, será concedida anualmente.
“A Medalha de Honra da Polícia Civil é uma honraria que foi criada para que pudéssemos homenagear e agradecer todos aqueles que colaboram substancialmente com a nossa instituição e com a Segurança Pública no estado de Minas Gerais”, afirmou Gamboge.
O governador Romeu Zema destacou os avanços da segurança pública em Minas nos últimos anos e defendeu o fortalecimento das forças policiais.
“Vivemos em um país em que quem combate o crime é criticado. Parece não haver maior inversão de valor que essa. Mas está clara, através de pesquisas, a aprovação maciça da população”, disse, ao comentar sobre a operação contra facções criminosas no Rio de Janeiro. “O brasileiro está cansado desses mais de 40 mil homicídios por ano que nós nos acostumamos, banalizamos, estamos achando que é normal”, disse Zema.
Convênio de R$ 65 milhões
Durante o evento, a PCMG e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinaram um protocolo de intenções que resultará em convênio de R$ 65 milhões para modernizar o sistema de identificação civil e criminal do estado.
O investimento permitirá a implantação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS) — uma tecnologia que utiliza reconhecimento facial e digital para acelerar processos e ampliar a eficiência das investigações.
“Esse repasse vai nos propiciar a aquisição das soluções tecnológicas, inclusive o motor biométrico, que agilizará muito o processo de emissão de carteira de identidade, como também a identificação criminal”, explicou Letícia Gamboge.
Segurança em destaque
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, também participou da cerimônia e destacou o reconhecimento à Polícia Civil e a eficiência das forças de segurança mineiras.
“Esse evento feito pela Polícia Civil para a gente é extremamente importante, é um reconhecimento da própria Polícia Civil, que é uma instituição para nós extremamente importante, porque respeita a investigação do Estado, então a gente fica muito feliz, todos ficaram honrados em ser homenageados pela Polícia Civil.
Greco também comentou sobre a atuação de Minas no combate ao crime organizado. “A situação de Minas é muito boa. Minas é reconhecido como um dos dois estados mais seguros da federação. As facções não são novidade para a gente aqui em Minas, mas aqui a gente faz um combate muito duro, muito incisivo”, disse.