Ouvindo...

Haddad apresenta alternativas ao aumento do IOF a líderes da Câmara neste domingo

Reunião será realizada na residência oficial do presidente da Câmara, Hugo Motta, em Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne na noite deste domingo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes da base governista na Casa para apresentar medidas alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A reunião, prevista para às 18h, na residência oficial da presidência da Câmara, também deve ter a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo com o Congresso.

Segundo o líder do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes (MA), entre as soluções em discussão, estão:

  • revisão de benefícios tributários, sem favorecer setores específicos;
  • leilão de excedentes de petróleo;
  • controle no crescimento da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • uso de dividendos do BNDES;
  • revisão das regras de crescimento mínimo para saúde e educação.
Leia também

No sábado (7), Motta adiantou que se as medidas não agradarem aos chefes das bancadas partidárias, um projeto que susta o decreto que elevou o IOF pode entrar na pauta da Câmara na próxima semana.

“Nós temos um respeito muito grande aos líderes. Nós vamos amanhã, depois da apresentação, decidir sobre o PDL [projeto de decreto legislativo para derrubar a decisão do governo] que pode entrar na pauta na próxima terça-feira. Tudo isso será deliberado após essa conversa de amanhã”, disse o deputado na saída do Fórum Esfera, realizado em São Paulo.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.