Ouvindo...

TSE anula eleição de 2024 em Bandeirantes e define nova votação para julho

O prefeito eleito no ano passado havia sido cassado em 2020, após denúncias de fraudes em contratos públicos, mas, mesmo assim, disputou o último pleito

O prefeito eleito em 2024 foi cassado em 2020.

Eleitores de Bandeirantes, município do Mato Grosso do Sul, irão novamente às urnas para escolher o prefeito e o vice-prefeito. A determinação partiu dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmaram a inelegibilidade de Álvaro Nackle Urt (PSDB), eleito na eleição regular de 2024.

O colegiado acompanhou o voto do relator, ministro André Mendonça, que reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

Álvaro Urt teve o mandato de prefeito cassado em 2020 pela Câmara Municipal de Bandeirantes, após denúncias de fraudes em contratos públicos, ficando inelegível por oito anos. Em 2023, ele teve o registro de candidatura deferido pelo TRE-MS e conseguiu se eleger.

O Ministério Público (MP) e a coligação “Vamos Fazer Muito Mais”, do candidato Gustavo Sprotte (PP), recorreram ao TSE contra a decisão do tribunal regional.

Leia também

Nova votação

A decisão do Tribunal Superior não cabe recurso. Por isso, a cidade precisará passar por uma nova eleição, marcada para o dia 6 de julho.

  • Os partidos políticos terão até o dia 6 de junho para realizar as convenções partidárias e até o dia 9 de junho para registrar as candidaturas.
  • A propaganda eleitoral será permitida entre os dias 14 de junho e 6 de julho. Na televisão e no rádio, o período vai de 15 de junho a 3 de julho.
  • Com a divulgação do resultado e a diplomação do prefeito e do vice-prefeito eleitos no dia 29 de julho, a posse deverá ocorrer até o dia 1º de agosto.

Durante esse período, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP), permanecerá como prefeito em exercício do município.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.