Ouvindo...

Propaganda eleitoral antecipada: veja como denunciar

Canal do Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais pode receber denúncias de qualquer espécie para casos eleitorais

A propaganda eleitoral é quando partidos políticos e candidatos divulgam, por meio de mensagens dirigidas aos eleitores, suas candidaturas e propostas políticas. No entanto, ela deve seguir uma série de determinações estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e deve ser feito dentro do Calendário Eleitoral, estipulado também pelo TRE.

Quando um candidato realiza um ato de campanha, fora do período de propaganda eleitoral, ela é caracterizada como campanha eleitoral antecipada. Entenda:

O que é propaganda eleitoral antecipada?

Propaganda eleitoral antecipada é a propaganda divulgada antes do período permitido, ou seja, antes de existirem candidatos. Assim, o chamado pré-candidato, que pretende concorrer às eleições, mas que não formalizou seu pedido de registro de candidatura, não deve realizar propaganda eleitoral.

O que é propaganda eleitoral negativa?

A condenação por propaganda eleitoral negativa pode ocorrer no caso de a mensagem divulgada ofender a honra ou a imagem de outro candidato, partido ou coligação, ou divulgar fatos sabidamente inverídicos. Caso o candidato não cumpra os critérios de divulgação de propaganda eleitoral, ele também pode ser denunciado.

Como denunciar propaganda eleitoral antecipada ou negativa?

Segundo o TRE, as denúncias de propaganda eleitoral irregular podem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público Eleitoral, pelo aplicativo Pardal ou pelo site Pardal Web.

O aplicativo PARDAL foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral, para envio de denúncias de propaganda eleitoral irregular. Disponível para download gratuito nas lojas de dispositivos móveis. Através do Pardal Web o eleitor pode ainda verificar o andamento da denúncia e de estatísticas.

O Canal do Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais também pode receber denúncias de qualquer espécie para casos eleitorais.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo