Ouvindo...

STF confirma efetivação de André Mendonça no TSE, substituindo Alexandre de Moraes

O atual presidente da Corte eleitoral deixará o posto em junho

Os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes (ao fundo), durante sessão do STF em 16 de maio

O ministro André Mendonça será efetivado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (16) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Atualmente, Mendonça é ministro substituto da Corte eleitoral desde abril de 2022. Ele vai assumir o posto efetivo após a saída de Alexandre de Moraes.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por sete ministros: três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes de juristas indicados pelo presidente da República.

Por que Alexandre de Moraes vai deixar a presidência do TSE?
Moraes deixa o TSE em junho. A atual vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, assumirá o posto. Alexandre de Moraes vai deixar a presidência porque completa 4 anos de TSE.

Quando isso acontece, os ministros originários do STF têm que deixar a corte eleitoral e se estiverem na presidência acabam tendo mandatos mais curtos.

Por esse motivo, Luís Roberto Barroso ficou 1 ano e 8 meses no cargo e o ministro Edson Fachin permaneceu apenas 6 meses.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.