Ouvindo...

Lula está bem após quadro de labirintite e deve despachar do Alvorada nesta terça, diz Secom

Presidente cancelou reuniões após vertigem e deu entrada no hospital nessa segunda (26)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma nova reavaliação de saúde na manhã desta terça-feira (27). Na segunda (26), ele cancelou parte da agenda por um episódio de labirintite.

A avaliação desta manhã foi realizada pela médica Ana Helena Germoglio, uma das profissionais que acompanham o presidente desde janeiro de 2023.

Segundo a Secretaria da Presidência da República, “o presidente esteve com a Dra. Ana no Alvorada e está medicado desde ontem. Segundo a médica, os sintomas costumam passar entre 24h e 48h, mas o presidente acordou bem. No entanto, ele não terá compromissos no Planalto e, a princípio, despachará do Alvorada. Não há uma agenda fixa — os ministros vão sendo chamados conforme a necessidade. Não há previsão de ida ao hospital”.

Leia também

Ontem, um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília informou que os exames de sangue e de imagem tiveram resultados “dentro da normalidade”. No fim da tarde, Lula já tinha voltado ao Palácio da Alvorada.

Saúde fragilizada

Em outubro de 2024, o presidente Lula sofreu queda no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília, e precisou ir às pressas ao hospital. À época, ele foi transferido para São Paulo, onde realizou uma cirurgia.

Lula passou por um segundo procedimento, três dias dois, em caráter preventivo. Segundo os médicos, a medida era necessária para evitar sangramentos. No dia seguinte, o mandatário deixou a UTI.

Em 19 de dezembro, Lula retornou a Brasília, mas ainda sob restrições. Ele ficou impedido de fazer qualquer viagem a trabalho.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio