O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma nova reavaliação de saúde na manhã desta terça-feira (27). Na segunda (26),
A avaliação desta manhã foi realizada pela médica Ana Helena Germoglio, uma das profissionais que acompanham o presidente desde janeiro de 2023.
Segundo a Secretaria da Presidência da República, “o presidente esteve com a Dra. Ana no Alvorada e está medicado desde ontem. Segundo a médica, os sintomas costumam passar entre 24h e 48h, mas o presidente acordou bem. No entanto, ele não terá compromissos no Planalto e, a princípio, despachará do Alvorada. Não há uma agenda fixa — os ministros vão sendo chamados conforme a necessidade. Não há previsão de ida ao hospital”.
Ontem, um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília informou que os exames de sangue e de imagem tiveram resultados “dentro da normalidade”. No fim da tarde, Lula já tinha voltado ao Palácio da Alvorada.
Saúde fragilizada
Em outubro de 2024, o presidente Lula sofreu queda no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília, e precisou ir às pressas ao hospital. À época, ele foi transferido para São Paulo, onde realizou uma cirurgia.
Lula passou por um segundo procedimento, três dias dois, em caráter preventivo. Segundo os médicos, a medida era necessária para evitar sangramentos. No dia seguinte, o mandatário deixou a UTI.
Em 19 de dezembro, Lula retornou a Brasília, mas ainda sob restrições. Ele ficou impedido de fazer qualquer viagem a trabalho.