Ouvindo...

Alckmin presenteia papa Leão XIV com camisa do Santos: ‘símbolo campeão’

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, acompanhou a missa de entronização do novo papa, representando o presidente Lula

Vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), esteve no Vaticano, representando o governo federal, para acompanhar missa que marca o início do pontificado do papa Leão XIV neste domingo (18).

Leia também

Alckimin presenteou o papa com uma camisa do Santos, seu time de coração, conhecido também como “peixe”.

Nas redes sociais, ele postou um vídeo encontrando com cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, responsável por cuidar das relações internacionais da Santa Sé. “Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão”, escreveu o vice-presidente.

Primeira missa ao público

A celebração iniciou-se às 10h do horário local (5h em Brasília), na Basílica de São Pedro.

O pontífice chegou à Praça de São Pedro em um papamóvel, recebido por milhares de fiéis, incluindo líderes mundiais. Ele pediu que a Igreja Católica seja um ‘fermento’ de esperança e unidade, além de pedir amor à humanidade.

Leão XIV, ainda na homilia, condenou o sistema econômico responsável pela marginalização dos pobres e exploração dos recursos da terra.

O pontífice recebeu o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, objeto individual de cada papa e serve para selar documentos.

O papa, no entanto, renunciou ao tradicional trono, colocado atrás do altar.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.