Ouvindo...

Mateus Simões define data limite para aprovação do ‘pacote Propag’ na ALMG

Vice-governador voltará à Assembleia nesta quinta-feira (8) para detalhar aos deputados os dez projetos protocolados por ele nesta quarta

Vice-governador Mateus Simões (Novo)

Após comparecer à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para protocolar o conjunto de projetos de lei relacionados ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), o vice-governador Mateus Simões (Novo) falou rapidamente com a imprensa e estipulou um prazo para que o chamado ‘pacote Propag’ seja aprovado pelo Legislativo estadual: 30 de outubro.

“Para nós, é uma questão essencial que esses projetos tramitem, passem pelo diálogo e validação dos deputados, e estejam aprovados até 30 de outubro, que é o prazo dado pelo governo federal para que todo o processo legislativo do Propag esteja encerrado”, explicou.

Nesta quinta (8), Simões estará de volta à Assembleia, desta vez para participar de uma audiência para detalhar aos deputados os dez projetos protocolados nesta quinta — outras duas propostas e uma PEC sobre o tema já haviam sido enviadas pelo governo à Casa.

"É a primeira vez na história de Minas Gerais que o Executivo se desloca até a Assembleia para fazer uma apresentação, porque o problema também é um problema histórico que demanda esse tipo de cuidado. A nossa decisão é fazer a apresentação amanhã, para que os deputados, em primeira mão, sejam comunicados do conteúdo dos projetos”, destacou Mateus Simões.

A aprovação do pacote de projetos é fundamental para tirar o Propag do papel. Após a rejeição enfrentada pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o Propag, capitaneado pelo ex-presidente do Congresso Rodrigo Pacheco (PSD) no âmbito federal, passou a ser considerado por deputados da base e da oposição na ALMG como a melhor solução para equilibrar a dívida do estado com a União, que já supera os R$ 160 bilhões.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.