Mateus Simões define data limite para aprovação do ‘pacote Propag’ na ALMG

Vice-governador voltará à Assembleia nesta quinta-feira (8) para detalhar aos deputados os dez projetos protocolados por ele nesta quarta

Vice-governador Mateus Simões (Novo)

Após comparecer à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para protocolar o conjunto de projetos de lei relacionados ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), o vice-governador Mateus Simões (Novo) falou rapidamente com a imprensa e estipulou um prazo para que o chamado ‘pacote Propag’ seja aprovado pelo Legislativo estadual: 30 de outubro.

“Para nós, é uma questão essencial que esses projetos tramitem, passem pelo diálogo e validação dos deputados, e estejam aprovados até 30 de outubro, que é o prazo dado pelo governo federal para que todo o processo legislativo do Propag esteja encerrado”, explicou.

Nesta quinta (8), Simões estará de volta à Assembleia, desta vez para participar de uma audiência para detalhar aos deputados os dez projetos protocolados nesta quinta — outras duas propostas e uma PEC sobre o tema já haviam sido enviadas pelo governo à Casa.

"É a primeira vez na história de Minas Gerais que o Executivo se desloca até a Assembleia para fazer uma apresentação, porque o problema também é um problema histórico que demanda esse tipo de cuidado. A nossa decisão é fazer a apresentação amanhã, para que os deputados, em primeira mão, sejam comunicados do conteúdo dos projetos”, destacou Mateus Simões.

A aprovação do pacote de projetos é fundamental para tirar o Propag do papel. Após a rejeição enfrentada pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o Propag, capitaneado pelo ex-presidente do Congresso Rodrigo Pacheco (PSD) no âmbito federal, passou a ser considerado por deputados da base e da oposição na ALMG como a melhor solução para equilibrar a dívida do estado com a União, que já supera os R$ 160 bilhões.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.

Ouvindo...