O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse à CNN que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) precisa de mais experiência para concorrer ao governo de Minas.“
É importante ele ter mais experiências para chegar ao Poder Executivo”, disse Valdemar ao jornalista Gustavo Uribe.
Nikolas já sinalizou que não descarta uma candidatura ao governo de Minas no ano que vem, pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele completa 30 anos em 2026 — idade mínima necessária para concorrer ao governo do Estado.
Segundo a apuração da CNN, a cúpula nacional do PL, porém, é resistente a uma candidatura do parlamentar. De acordo com dirigentes da legenda, a decisão final caberá a Jair Bolsonaro.
O ex-presidente, inclusive, tem negociado a filiação do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) ao PL. Um eventual acordo passaria pelo apoio ao
O
A expectativa é de que ele tenha uma resposta definitiva até o final deste ano.
Bolsonaro também já declarou que Nikolas é novo para concorrer ao Senado
Em fevereiro deste ano, em entrevista ao jornalista Léo Dias, Bolsonaro falou sobre a pouca idade de Nikolas para disputar o Senado. Para que essa possibilidade fosse adiante, um projeto de lei, de autoria do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), teria que ser aprovado no Congresso.
“Por exemplo, (no) Rio Grande do Sul, (em) Santa Catarina, nós temos bons nomes. Outros (estados) não têm. Minas Gerais: não temos nomes”, afirmou Bolsonaro. Bolsonaro chegou a dizer que gostaria de ver o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, natural do Rio de Janeiro, como senador pelo estado.
Questionado especificamente sobre o nome de Nikolas, Bolsonaro afirmou que o mineiro “se empolgou” com a possibilidade de a PEC ser aprovada, o que, na avaliação do ex-presidente, não deve acontecer.
“Tem certas coisas que é idade. O cara para ser presidente ou senador com 30 anos (...) acho muito pouco essa idade. Acredito que o Senado não aprovaria uma PEC dessas, teria mais concorrência (para 2026). Conversei com ele (Nikolas) sobre isso: ‘não deixa a fama subir à cabeça’. Ele tem a cabeça no lugar”, concluiu o ex-presidente.